Dicas de Material didático pedagógico

LIVROS...


  • RACISMO EM LIVROS DIDÁTICOS - estudos sobre negros e brancos em livros didáticos da Língua Portuguesa

Analisando os discursos sobre os segmentos raciais negros e brancos em livros didáticos de Língua Portuguesa produzidos no período entre 1975 e 2003 e utilizados no ensino fundamental brasileiro, esta publicação acena para a triste realidade de que o que existe é a predominância de um discurso racista, que perdura mesmo com o passar do tempo.





  • O JOGO DAS DIFERENÇAS - O multiculturalismo e seus contextos
Falar do multiculturalismo é falar do jogo das diferenças, cuja regras são definidas nas lutas sociais, por atores que, por uma razão ou outra, experimentam o gosto amargo da discriminação e do preconceito no interior das sociedades em que vivem. Este livro mostra que os significados do multiculturalismo são mutáveis. Mudam a cada momento em que novos sujeitos invadem a cena social, modificando as regras do jogo.





  • LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
As autoras deste livro apostam no trato democrático das diferenças e mostram a importância de se cumprir o que preveêm a Lei nº 10.639/03 e outras legislações que buscam criar uma postura pedagógica mais consciente e intercultural. Como conduzir a prática pedagógica, de forma que o dito na Lei corresponda, de forma, a um fazer em diferenças? Esse é apenas um dos vários questionamentos feitos nesta coletânea que constata uma ausência da discussão sobre África e questão afro-brasileira nos currículos dos cursos de formação inicial de professores e mostra como, por meio da Literatura e do conhecimento da rica produção literária africana e afro-brasileira, professores e professoras podem encontrar caminhos pedagógicos para tratarem de temáticas referentes a esse universo na sala de aula e no ambiente escolar.

  • EXPERIÊNCIAS ÉTNICO-CULTURAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Pesquisadores e pesquisadoras, nacionais e estrangeiros, projetam suas interpretações sobre uma questão que está no centro das atenções de grupos de militância , estudiosos, políticos: a diversidade étnico-cultural. Dirigido de maneira especial aos professores e à sua formação, este livro é indispensável para o debate sobre a educação e os processos de busca de identidade, nos quais estarão sempre presentes as tensões, os conflitos e as negociações entre os semelhantes e os diferentes.



  • GAYS, LÉSBICAS, TRANSGENDERS: O caminho do arco-íris na cultura norte-americana